Reunião entre CTs e Saúde Mental do Estado fortalece luta contra as drogas na região metropolitana.

Mais um encontro bem sucedido das Comunidades Terapêuticas da Grande Ilha de Upaon Açú.
Desta vez a reunião que ocorreu no auditório do LACEN, antigo Pan Diamante no centro, contou com a presença de CTs de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar.
Estiveram presentes os representantes da Secretaria de Saúde do Estado, sr. Ruy, diretor do hospital Nina Rodrigues, o sr. Marcio Menezes, coordenador do Departamento de Saúde Mental do Estado e o sr. José Patrício, também membro do setor. Mais uma vez o advogado Arnaldo Colaço esteve conosco fortalecendo a causa.
Uma das maiores vitórias alcançadas neste dia (segunda, 18 de Abril) foi a aproximação entre o setor de saúde mental do Estado e as Comunidades Terapêuticas. Segundo o psicólogo Marcio Menezes, o encontro favoreceu a quebra definitiva de paradigmas existentes entre os presentes. Tínhamos a impressão de que estas instituições não possuíam o interesse de ter aproximação conosco, mas ouvindo-as agora posso afirmar que estamos dando um firme passo rumo ao fortalecimento destas instituições e o sistema estadual de saúde mental, afirmou o coordenador. Já para o diretor da Comunidade Terapêutica Kairós, Domingos Filho, a reunião foi de suma importância pois as entidades precisam de apoio do poder público e principalmente de conhecimento e capacitação na área de saúde mental.
O encontro foi providenciado através de um diálogo entre o advogado Domingos Dutra e o secretário adjunto de saúde do Estado, sr. Lula, que prontificou sua equipe de técnicos para a primeira de várias ações de fortalecimento da Rede de Comunidades Terapêuticas da região metropolitana de São Luís. Para o conselheiro antidrogas e coordenador da Rede Antidrogas MA Erisson Souza, o evento é mais uma vitória das CTs e das instituições que acompanham e torcem pelo pleno fortalecimento destas entidades pois nelas, centenas de jovens, adultos e crianças são cuidados anualmente e precisam de um olhar mais atencioso por parte das autoridades locais. Atualmente, cerca de 50 CTs existem dentro da Ilha de São Luís e a maioria carece de condições adequadas de funcionamento porém não por isso, deixam de ajudar famílias a receber seus filhos, filhas e parentes restaurados e tratados das drogas, assim, com a parceria entre o Departamento de Saúde Mental do Estado e os advogados, vamos vencer os obstáculos que tentam nos barrar.
A comissão presente, também decidiu se organizar para realizar nos próximos meses um seminário para tratar das temáticas abordadas na reunião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo e Justiça iniciam vistas às CTs da região metropolitana

UFMA sediará Encontro Sobre Drogas Estadual

Dep. Cabo Campos indica Militares para Prêmio sobre drogas