Governo e Justiça iniciam vistas às CTs da região metropolitana

Secretarias de Saúde e Vigilância Sanitária e 1ª Vara da Fazenda e REMADD visitaram 3 CTs hoje, 27 de janeiro.


Iniciaram hoje as visitas programadas às Comunidades Terapêuticas "CTs"(que cuidam de dependentes químicos) da região metropolitana da Grande Ilha de São Luís. A comissão formada por membros da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e 1ª Vara da Fazenda do Estado e Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas (REMADD) estiveram em 3 CTs do município de São José de Ribamar.



A primeira CT visitada foi a Betel cujo diretor é o pastor Pedro Paulo.
A CT Betel fica na estrada da Matinha, jardim Tropical.


A segunda a ser visitada foi a Comunidade Terapêutica do Maranhão (CTM) que está localizada no bairro 

Já a última da tarde foi a CT Ágape Feminina que está localizada também no Jardim Tropical e tem por diretora a pastora Vanessa Piorsky. 






Objetivos.

O objetivo dessas visitas é possibilitar que esses espaços possam conveniar com o Estado, parceria financeira e técnica possibilitando que estas recebam pacientes do CAPs que estejam em condições de acolhimento. Para o coordenador de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde Marcio Menezes, as visitas foram muito proveitosas e ao final deste primeiro ciclo de visitas, teremos um diagnóstico prévio para iniciar o processo jurídico de convênio.

Já a juíza da 1ª Vara da Fazenda Luzia Nepomuceno pôde constatar de perto a necessidade de apoiar e fortalecer estas instituições: "Conforme relato do Erisson Sousa da REMADD, realmente estas casas precisam da atenção do Governo e do judiciário, portanto iremos fazer de tudo para oferecer apoio a fim de que essas CTs sejam melhor equipadas" concluiu a juíza.
O parâmetro de análise destas casas está sendo feito através das condições de risco sanitário por elas oferecidas. Para tanto os representantes da Secretaria de Vigilância Sanitária prepararam um material de análise e apoio para que as CTs se adaptem às condições necessárias para a pactuação do convênio.

Uma vitória para as Comunidades Terapêuticas

"Estamos muito felizes em sermos participantes e testemunhas desse grande marco no que diz respeito a saúde de nossos adictos..As pontes que hoje foram criadas ,quebraram muitos paradigmas,entre eles desmentindo que as comunidades terapêuticas,o judiciário e a saúde mental..Não conseguiriam caminhar juntos..E hoje podemos dizer que é possível sim,caminharmos juntos,criando políticas públicas, o maior ajudando o menor, no cuidado daquele que sofre com a dependência química no nosso estado" disse Liliane Cutrim, vice presidente da CTM.


REMADD e sua contribuição.

Este advento ocorre à partir da visita realizada do presidente da REMADD Erisson Sousa acompanhado dos advogados Domingos Dutra (hoje prefeito de Paço do Lumiar) e Arnalfo Colaço de São José de Ribamar no mês d eAbril do ano passado (2016) à secretaria de saúde onde solicitaram ao então subsecretário Carlos Lula (hoje secretário da pasta) que desse devida atenção a estas instituições. A partir daí uma série de reuniões com o departamento de saúde mental se iniciaram até chegar ao atual momento.

Uma vitória que esperamos chegar a todo Estado.





















































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRÊMIO REMADD 2016 SERÁ ENTREGUE EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

UFMA sediará Encontro Sobre Drogas Estadual